Para quem está desempregado, conquistar um bom emprego pode parecer um desafio. Em Mato Grosso do Sul, os setores de tecnologia da informação, mídias digitais e agronegócio são os mais promissores para 2025.

A consultora de RH (Recursos Humanos) e especialista em desenvolvimento de carreira Lucia Coletto acredita que as áreas mais demandadas do momento vão permanecer assim ao longo do ano.

“As áreas mais demandadas no momento são de tecnologia da informação, atividades do agronegócio, e redes sociais, aquelas pessoas criativas, aquelas pessoas que conseguem colocar uma imagem para atrair um público diversificado daquilo que a imagem e a propaganda se propõe. Essas atividades são as mais demandadas nesse início de ano. E acho que vão permanecer durante o ano de 2025 inteiro” conta Lucia.

Organização

Mas às vezes, mesmo em busca de emprego e com vagas para a área desejada, os candidatos podem se sentir despreparados. A Funtrab (Fundação de Trabalho) de MS oferece diversos cursos de qualificações para variadas áreas.

Mas, além disso, é preciso saber em qual área se quer de fato atuar. “Hoje nós temos uma quantidade boa de ofertas de emprego, então você ter definido qual é o papel que você quer desempenhar e qual a empresa, o perfil de empresa que você quer trabalhar, já é meio caminho andado. O restante é você formar e desenvolver um bom currículo, e estar atento às respostas de onde você coloca esse currículo” explica a consultora de RH.

Também é importante se atentar ao fato de que hoje em dia, na era digital, a maior parte das vagas aparece também nesse meio. Então é necessário que o currículo esteja disponível também no digital.

Preparação

Um outro ponto que pode gerar nervosismo em quem está em busca de emprego, é a entrevista. Entre as dicas para ir bem na entrevista estão fazer uma pesquisa prévia sobre o local onde é o emprego e se vestir de maneira adequada ao que o trabalho exige.

“O dress code, que é o que a gente chama de código de vestir, vai ser dependendo da área que você vai atuar. Se for de uma área mais criativa, você pode ir mais despojado. Se for para uma área mais formal, você tem que ir conforme o ambiente de trabalho” comenta Lucia.

Além desses fatores também é importante demonstrar interesse em conseguir aquele trabalho. “É importante ter a força de vontade de conseguir esse trabalho e demonstrar isso através das suas atitudes, do seu entusiasmo, do seu brilho no olhar, do conhecimento, das atividades prévias já fez, da sua bagagem de experiência, mesmo que ela seja pequena, não importa. Não se prenda a ter muita experiência. Para aqueles que têm experiência, é óbvio, isso tem que ser colocado no currículo, mas para aqueles que não têm, é a força de vontade de crescer na profissão” afirma a consultora de RH.

Oportunidades

Em 2024, a Funtrab o maior número de vagas sendo oferecidas nas profissões de alimentador de linha de produção, motorista de caminhão (rotas regionais), faxineiro e servente de obras. Enquanto que, até o momento, em 2025, as profissões com maior número de vagas foram auxiliar de limpeza, atendente de balcão, operador de caixa e vigilante.

Além disso, a Funtrab também anunciou vagas para contratações em 12 áreas para 2025. São elas: novas indústrias e meios de produção, bancário, engenharia, agronegócio, finanças, logística, marketing e digital, RH, saúde, seguro, tecnologia, varejo e vendas.

Em busca de emprego

João Pedro é estudante e integra uma das áreas que parecem mais promissoras em 2025, tecnologia da informação. Mas ele está em busca de emprego há cerca de dois anos sem sucesso. “O excesso de exigências para pessoas sem muita experiência, e a alta concorrência pela mesma vaga, são as maiores dificuldades para pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, assim como eu”.

“Já vi diversos anúncios de vagas, principalmente de estágio, que eram cobrados conhecimentos que alguém sem experiência não teria como saber. E como resultado, a abstinência de tal conhecimento, resulta na reprovação para a vaga em questão” lamenta João.

Enquanto ele faz suas buscas por vagas em sites próprios para isso, a professora de português e espanhol Thaís Regina faz sua busca em grupos de divulgação, redes sociais e anúncios de escola.

Ela estava dando aula em uma escola de Campo Grande, mas enquanto aguarda ser chamada novamente, Thaís está em busca de uma renda. “Eu estou um pouco dividida de onde seguir: aulas on-line, auxílio de formatação de trabalhos ABNT, traduções, reforço escolar, pesquisa científica. Como trabalhar em escolas é um pouco mais difícil de conseguir, devido à época, eu acabo seguindo esses trabalhos remotos e informais”.

Midiamax Por Taís Wölfert Foto reprodução